5 Dicas Para Aprender Tocar Violão, Guitarra ou Baixo

Às vezes, começar a tocar violão ou baixo pode parecer uma aventura … Se você teve a sorte de crescer em um ambiente cercado por música, a história pode mudar um pouco.

De qualquer maneira, é algo que pode ser tratado de maneiras diferentes; sério e conservatório, ou apenas puxe a intuição até que algo soa.

Se você é ambicioso, imaginamos que você estará interessado em adquirir um determinado nível, quanto mais cedo melhor, por isso, damos-lhe 5 dicas para começar.

Ensaio e erro

Eu aprendi no curso de guitarra ozielzinho que ensaio e erro é uma dica aplicável a praticamente qualquer disciplina, mas também é o processo de aprendizado mais lento .

Geralmente é o primeiro método a  que recorremos ao tocar um novo instrumento para nós. Começa familiarizado com o primeiro instrumento, um lado vai controlar o mastro, os trastes e pinos , com a outra (com os 5 dedos completos) as cordas .

Se você tem um ouvido musical, o método de tentativa e erro pode funcionar. Tente pressionar algum traste.

Dedos e coçar as cordas com uma palheta e, em seguida, preste atenção em como isso soa. Se parecer fatal, tente outra coisa; se parecer bom, não esqueça como você fez.

No papel, parece simples, mas se você é um daqueles que não aprende com seus erros, esse será o método de aprendizado mais lento.

Gráfico de acordes

Normalmente, um dos objetivos principais ao tocar violão é aprender a tocar acordes o mais rápido possível.

Tocar notas individuais ou escalas de aprendizado pode acabar sendo muito chato e complexo. Se você deseja tocar todas as 6 cordas ao mesmo tempo e produzir um som harmonioso e completo , precisará de um gráfico de acordes .

É o método mais visual de aprender a tocar, pois a mesa indica a posição dos dedos nos trastes. Ao terminar de ler este artigo, tente pesquisar no Google “gráficos de acordes de guitarra” ou “gráficos de acordes de baixo” e veja o que encontrou.

Tablatura: ferramenta essencial

Aprender a ler uma tablatura (ou guia ) não é tão complicado quanto aprender a ler uma partitura.

Sim, ao que parece, também existem 6 linhas , que representam as 6 cordas do violão  ( 4 linhas para baixo ).

Nestas “pontuações”, os  números  indicam em que traste  devemos colocar o dedo, com 0 sendo a corda no ar.

A ideia é simples e aprender a ler abas ajudará você a tocar escalas, melodias  e  acordes  em segundos.

Presencial: aulas particulares

Possivelmente,  a maneira mais eficiente  de aprender a tocar um instrumento é contratar um profissional para lhe ensinar aulas particulares.

O melhor é que você receba uma correção imediata, especialmente em aspectos técnicos , sem tomar vícios ruins em termos de posturas, corpo e dedos, formas de brincar com a palheta, etc.

As aulas particulares podem ser complementares ao conservatório, embora não seja necessário passar por uma academia para receber aulas personalizadas. De fato, muitas pessoas aprendem a tocar violão sem saber ler uma partitura.

Mas é claro que o ideal é aprender a ler música e, portanto, traduzi-la em praticamente qualquer instrumento.

Tutoriais abençoados

O futuro já está aqui . O YouTube  é uma fonte inesgotável de recursos para aprender o que você quer, até tocar violão ou baixo.

A plataforma está cheia de usuários entusiasmados do assunto que voluntariamente investem seu tempo nos ensinando a jogar ; de iniciantes a trituradores, djenting ou qualquer outra técnica que lhe vier à mente. E a melhor parte é que é grátis , então não há desculpas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *